29 dez. 18

Quais são os tipos de redes de esgoto?

Você sabe como funcionam os tipos de redes de esgoto? Já ouviu falar na definição de esgoto pluvial? Essas e outras definições causam muita confusão, o que acaba fazendo com que as pessoas não entendam direito onde é e como é o problema em suas residências e locais de trabalho.

Por isto, vamos no post de hoje trazer algum significado a boa parte das definições utilizadas nas desentupidoras. Nosso foco é nos tipos de esgoto, principalmente no esgoto pluvial e no doméstico.

O esgoto pluvial, o doméstico e o industrial

Comecemos, então, por aquele que mais causa confusão. O que, de fato, é o esgoto pluvial? Já explicamos tudo sobre as águas pluviais em detalhe neste post. Elas são as águas vindas das chuvas e o seu mau encaminhamento pode gerar muitos problemas.

O esgoto doméstico, por outro lado, é aquele o qual conhecemos bem. Ele leva os detritos e resíduos das residências e deve ser tratado de maneira adequada, normalmente em separado com relação ao esgoto pluvial. O industrial, por sua vez, leva os detritos de empresas.

O esgoto de tipo unitário

Quando falamos em esgoto de sistema unitário, nos referimos a, como o nome sugere, um só local. Ou seja, o esgoto pluvial, o esgoto doméstico e o esgoto industrial têm somente um destino. Salientamos que temos falado de ligações legais e pensadas pelos municípios, não as irregulares. Estas últimas não contam.

No entanto, o esgoto unitário é um dos mais caros que tem, justamente por ter de possuir toda essa capacidade. Por isso, não é tão comum de se ver, principalmente no Brasil, onde, via de regra, não é utilizado.

O esgoto de sistema separador

Nesse outro caso, o esgoto pluvial é separado do esgoto doméstico e industrial. Ele tem um sistema próprio para ele, distinto dos outros dois, muito em função das suas características. É este o modelo brasileiro.

Seu custo é menor em relação ao anterior. Isto porque tratar o esgoto pluvial acaba sendo muito mais em conta, dado que não está em condições como as dos domésticos e industriais, bem mais sujos. Só que nem sempre o doméstico e o industrial ficam juntos.

O sistema misto

O sistema misto, por fim, é aquele que recebe parte do esgoto pluvial e parte dos restantes. Deste modo, é bastante auto-explicativo no nome, embora não seja utilizado tanto quanto o separador.

A JH Desentupidora realiza o desentupimento de esgoto pluvial na região de São Paulo. Em caso de necessidade, não hesite em contatar-nos.