
13 set. 18
O que é uma fossa? e porque realizar a manutenção e limpeza de fossas?
Manutenção e limpeza de fossas – As fossas são utilizadas em lugares que não tem disponibilidade de rede de esgoto, e o que seria conduzido para o esgoto, nessa situação é encaminhado para uma fossa.
Ao contrário do que muitos pensam, as fossas são bastante comuns em muitas regiões de nosso País, e por não possuir uma rede de esgoto disponível, a limpeza e manutenção dessas fossas precisam ser feitas regularmente.
São três tipos de fossas que normalmente são utilizadas, veja a seguir, quais são:
Fossas Sépticas
São feitas de cimento ou alvenaria, a fossa séptica separa os líquidos de dejetos mais densos. Normalmente é constituída por três câmaras onde todo a substância é passada por todo processo de tratamento.
Fossas Negras
Esses tipos de fossas podem trazer mais riscos ao local e meio ambiente, pois não possuem cobertura e toda a substância é lançada em direção ao solo.
Fossas Secas
São fossas construídas para guardar materiais sólidos e pastosos somente, geralmente são construídas distante da casa ou do imóvel.
Até nos modelos revestidos, a limpeza e a manutenção deve ser realizada com uma certa frequência, veja como proceder.
Importância da manutenção e limpeza de fossas
Devido as fossas armazenarem todo o conteúdo que deveria ir imediatamente para uma rede de esgoto, é possível identificar que o interior da fossa não é dos mais limpos e seguros, envolvendo milhares de bactérias e vírus, que podem ocasionar doenças sérias nas pessoas que tiverem contato inadequado com a recipiente ou infectar o solo, trazendo problemas para o meio ambiente.
Então é indispensável preservar da manutenção e limpeza regularmente de fossas, principalmente as negras e secas, pois seus conteúdos devem ser sempre extraídos.
Mal cheiro e entupimentos
A partir do momento que não é realizada a manutenção ou a limpeza adequada, o risco de mal cheiro pode ser insuportável no imóvel e nas proximidades.
Os entupimentos são identificados quando os dejetos, materiais e líquidos que deveriam estar indo diretamente para a fossa, começam a retornar ou estacionar nos encanamentos. Nessas situações é necessário contratar uma empresa especializada neste segmento, para realizar a limpeza ou manutenção da fossa o mais rápido possível, pois o conteúdo pode contaminar o solo ou propagar sérias doenças em contato com as pessoas, como já mencionamos acima.
Ao incomodar com mal cheiro, atente-se aos indícios de que a fossa deve ser higienizada ou realizada uma manutenção o mais rápido possível.
Quando o cheiro é forte e incomoda muito, faz com que os proprietários procurem pelos serviços de limpeza com urgência, mas de acordo com a localidade da fossa, pode ser que seja mais complicado perceber e por isso é necessário que o proprietário do imóvel tenha conhecimento de que deve estar sempre analisando o ambiente, analisando a necessidade de limpeza ou manutenção das fossas.
Caso necessite de um serviço manutenção e limpeza de fossas, entre em contato com a JH Desentupidora que iremos te auxiliar.